= Ética, Proteção, Respeito e Credibilidade =

= Ética, Proteção, Respeito e Credibilidade =

2016 dengue  2016 dengue

  

 6 respostas sobre a nova vacina contra a dengue

 2016 dengue perguntas

 

A vacina contra Dengue, da SanofiPasteur, já está disponível nas Clínica particulares do Brasil e também em alguns postos de Saúde do Estado do Paraná.

Veja a resposta para as 6 perguntas mais frequentes abaixo e saiba mais no site: 

dengue link externo

Clique para acessar o site.

Poder de proteção

Segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine, a vacina funcionou em 93% dos casos graves da doença e reduziu em 80% as internações. A eficácia global ficou nos 66% dos casos. Foram mais de duas décadas de pesquisas e o desenvolvimento de 25 estudos clínicos em 15 países. Cerca de 30 mil voluntários (3,5 mil no Brasil) tomaram doses da vacina durante três fases de pesquisa clínica.

Como deve ser tomada

A vacina é divida em três doses – uma a cada seis meses. De acordo com Sheila Homsani, diretora médica do laboratório Sanofi Pasteur, essa divisão é necessária pois a primeira dose ativa os anticorpos, mas nem sempre é suficiente para a proteção.

O medicamento tem poder de proteção contra os quatro tipos de vírus da dengue e usa parte da estrutura do vírus da febre amarela para a imunização. Por isso, ele pode causar efeitos colaterais como dores de cabeça, febre e indisposição.

Quanto custa

O preço médio de cada dose do tratamento deve ficar entre 132 e 138 reais, dependendo do ICMS adotado em cada estado. O preço para o consumidor, no entanto, aumenta devido aos gastos das clínicas que farão a aplicação e o armazenamento. O pediatra José Geraldo Ribeiro estima que a vacina sairá por, no mínimo, 250 reais a dose. Assim, o tratamento completo deve custar cerca de 750 reais.

Quem pode tomar

A vacina é indicada para pacientes entre nove e 45 anos. Segundo o estudo, a eficácia global da vacina é de 66% em pacientes entre os nove e os 45 anos. Em comparação, apenas 44,6% dos participantes com idade inferior aos nove anos ficaram protegidos contra a doença.

Outro grupo que pode se beneficiar é aquele que já foi infectado pelo vírus da dengue. Rosa Richtmann, infectologista do Hospital Emílio Ribas explica que os testes feitos no estudo mostraram maior efeito com esse tipo de paciente. Além disso, quatro em cada cinco voluntários brasileiros apresentaram sorologia positiva para dengue. Isso não significa que eles tiveram sintomas da doença, mas que já foram infectados pelo vírus. Para a infectologista, esse é um sinal de que a vacina pode ter bons resultados na população brasileira.

A imunização contra a dengue ainda não é recomendada para grávidas, lactantes e pessoas com doenças imunológicas.

Protege contra zika e chikungunya?

Apesar de também transmitidas pelo Aedes aegypti, zika e a chikungunya têm vírus com estruturas diferentes. De acordo com Rosa Richtmann, ainda é cedo para afirmar que a vacina pode funcionar contra essas doenças.

O laboratório está utilizando os estudos da vacina da dengue para criar possíveis vacinas contra zika e chikungunya. "Já começamos as pesquisas e pretendemos iniciar a fase clínica no ano que vem”, conta a diretora médica Sheila Homsani.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, nos últimos 50 anos, a dengue aumentou em 30 vezes e se tornou endêmica em 128 países. A doença atingiu o ápice em 2015, quando o Brasil teve uma das piores epidemias da história, com 1,6 milhão de casos.

FONTE: Exame

 

BULA DA VACINA:

  1. 1.PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

A Dengvaxia® é uma vacina utilizada para ajudar a proteger você ou seu filho contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue. A Dengvaxia® é aplicada em adultos, adolescentes e crianças dos 9 aos 45 anos de idade que moram em áreas endêmicas.

  1. 2.COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

A Dengvaxia® age estimulando as defesas naturais do corpo (sistema imunológico), que produz sua própria proteção (anticorpos) contra os vírus que causam a dengue.

  1. 3.QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas que:

  • São alérgicas (hipersensíveis) aos princípios ativos ou qualquer outro ingrediente de Dengvaxia®.
  • Desenvolveram uma reação alérgica após a administração prévia de Dengvaxia®. Os sinais de uma reação alérgica podem incluir urticária, encurtamento da respiração, e inchaço do rosto e da língua.
  • Têm um sistema imunológico enfraquecido, por exemplo, devido a um problema genético, infecção por HIV ou terapias que afetam o sistema imunológico (por exemplo, altas doses de corticosteroides, quimioterapia ou radioterapia). As condições que podem afetar o sistema imune incluem leucemia, linfoma ou outra doença neoplásica maligna que afete a medula óssea ou sistema linfático.
  • Estão grávidas.
  • Estão amamentando.

Não utilize Dengvaxia® se você ou sua criança estão com febre de moderada a alta ou doença aguda. Neste case, seu médico irá adiar a administração de Dengvaxia® até que você ou sua criança tenha se recuperado.

  1. 4.O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e precauções

Antes de receber Dengvaxia®, informe seu médico ou enfermeiro se você ou sua criança:

  • está recebendo um tratamento imunossupressor (20mg ou 2mg/kg de peso corpóreo de prednisona ou equivalente por 2 semanas ou mais). Seu médico irá adiar a administração de Dengvaxia® até 4 semanas após você ter interrompido o tratamento.
  • apresentou qualquer problema de saúde após a administração prévia de quaisquer vacinas. Seu médico irá considerar cuidadosamente os riscos e benefícios da vacinação.
  • está recebendo tratamento com imunoglobulinas ou produtos hemoderivados contendo imunoglobulinas, tais como sangue ou plasma. É recomendado esperar por, pelo menos, 6 semanas, e, preferencialmente, por 3 meses, após o fim do tratamento antes de administrar Dengvaxia®, para evitar neutralização do vírus atenuado contido na vacina.
  • está em idade fértil, você deve tomar as precauções necessárias para evitar a gravidez por um mês após a administração de Dengvaxia®.

Assim como todas as vacinas, a Dengvaxia® pode não proteger 100% das pessoas vacinadas. A vacinação com Dengvaxia® não é um substituto para a proteção contra as picadas de mosquitos. Você deve tomar as precauções apropriadas para você e sua criança prevenirem as picadas de mosquito, incluindo o uso de repelentes, roupas adequadas e redes de proteção contra mosquitos.

A Dengvaxia® não deve ser misturada com qualquer outra vacina ou produto farmacêutico injetável.

  1. 5.COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

A Dengvaxia® é administrada por seu médico ou enfermeiro, após ser totalmente dissolvida no diluente fornecido, através de uma injeção sob a pele (via subcutânea) no braço.

Você ou sua criança receberá 3 injeções de 0,5mL cada em intervalos de 6 meses. A primeira injeção ocorrerá na data escolhida ou agendada, a segunda injeção ocorrerá 6 meses após a primeira injeção, e a terceira injeção ocorrerá 6 meses após a segunda injeção. A Dengvaxia® deve ser utilizada conforme o cronograma de vacinação local.

A necessidade de uma dose de reforço após a vacinação primária com Dengvaxia® ainda não foi estabelecida.

Apresentação multidose:

Após a reconstituição com o diluente fornecido, a Dengvaxia® deve ser usada assim que possível e descartada no fim da sessão de vacinação ou em até 6 horas, o que ocorrer primeiro. Durante este período, a Dengvaxia® deve ser mantida entre +2°C e +8°C, ou seja, em refrigerador, e protegida da luz.

Outros efeitos adversos

A maioria dos efeitos adversos relatados ocorreram dentro de 3 dias após a administração de Dengvaxia®.

Reações muito comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este   medicamento):dor de cabeça

  • dor muscular (mialgia)
  • mal-estar geral
  • fraqueza (astenia)
  • dor no local da injeção
  • febre
  1. 6.POSSO TOMAR OUTRAS VACINAS AO MESMO TEMPO?

Não há estudos até o momento com aplicação simultânea com outras vacinas. (a Mar Saúde vai aguardar estes estudos. No momento não aplicaremos nenhuma vacina no mesmo dia e respeitaremos um intervalo de 30 dias antes ou após outras vacinas.) 

Gripe

news

Vacinas disponíveis:

  • Quadrivalente CEPA 2016 adulto e pediátrico

arrow Clique aqui e saiba mais.

arrow Clique aqui e saiba mais.

Viagens

viagens top 001

 A Mar Saúde além de aplicar a Vacina Contra a Febre Amarela é o único Centro Privado na região autorizado a emitir o Certificado Internacional de vacinação.  

arrow Lista de paises que exigem o certificado.

arrow Vacinas exigidas em cada país.

Vacinação Empresas

empresas top 001

A Mar Saúde tem uma equipe que realiza Vacinação em Empresas há mais de 10 anos. São centenas de empresas vacinadas em nossa região, como a Petrobrás, Santos Brasil, Tecondi e muitas outras.

Gestante

gestante top 001

Cursos gratuitos, com duração em média de 6 horas. Uma oportunidade de trocas de experiências, orientação para as mães e pais de primeira viagem ou não, sobre cuidados básicos antes e depois da chegada do bebê. Próximo curso»